O Legislativo não é independente do Executivo no Brasil


Quem pensa que a Constituição Federal segue o princípio de Montesquieu, com poderes independentes e harmônicos é um romântico ou hipócrita. O Poder Legislativo é o único poder dos Três que não tem independência. Em linhas gerais,
Seus membros dependem da benevolência do executivo, no vício do fisiologismo de origem longínqua.
O parlamentar, geralmente, tem parentes empregados no Executivo e recebem se aliado, benefícios como indicador de obras para sua comunidade. Nada de novidade. Mas, para o contribuinte é um assalto praticado por estes mandatários que deveriam produzir leis e fiscalizar o Executivo.
Com raras exceções, não só surrupiam no próprio poder os cofres não transparentes como o fazem em conchavo com os agentes do Executivo. O Poder Judiciário tudo assiste porque só age se provocado, mas é a Instituição mais independente do tripé democrático.
É até engraçado, aonde o prefeito ou presidente vai, os vereadores e parlamentares vão atrás, como no ditado popular cantado: “aonde o boi vai, a vaca vai atrás. E para os eleitores, uma banana. Os casos de Sarney e outros são provas mais recentes da república dos “amigos’ e seus interesses.

Publicado em Sem categoriaMarcado

Publicado por

Jackson Rangel

Jackson Rangel Vieira, brasileiro, natural de Guaçui, Espírito Santo, com raiz em Cachoeiro de Itapemirim. Jornalista, nascido em 1963, combativo, responsável por produção de notícias e artigos. Analista político. Evangelista. Advogado, casado com Cristiane Feu Rangel Vieira. Dois filhos: Jackson Rangel Vieira Júnior e Nayara Tristão Vieira. A Bíblia é sua regra de conduta e fé.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.