Pesquisa é desfavorável a Ricardo e Hartung, mesmo na frente


A primeira pesquisa eleitoral sobre eleições majoritárias de 2010, pelo Jornal A Tribuna, sábado, formulada pelo instituto Enquete, apresenta Ricardo Ferraço (PMDB) com 41.8% ( o mesmo número achado no inicio do ano pelo Instituto LEIA em Cachoeiro que sempre foi uma prévia para o Estado), e 81,8% para Paulo Hartung (PMDB).

Para quem só lê os índices sem interpretá-los acha uma maravilha estar na frente há um ano das eleições, mas a considerar alguns pontos omitidos na análise da matéria jornalística, o resultado não é tão bom assim. Para Ferraço, teria segundo turno e não usufrui da popularidade do Governo e para Hartung foi escondido o resultado espontâneo em que, por certo, apanharia de Magno Malta (PR) (57%).

O único nome posto, com alianças amarradas, é o do vice-governador. Então, era para estar disparado na frente, acompanhando a desenvoltura do governador e do governo na mesma proporção. Mais uma demonstração de que Hartung não transfere votos. Foi assim naquela eleição para o senado, quando Ricardo empacou em 35% mais ou menos.

E por que é ruim para Hartung estar com quase 100%? Respondo, humildemente. Quem está tão em cima, haverá de cair, e mais: a pesquisa mostrou a estimulada porque se publica pesquisa espontânea, Magno, que se apresenta como candidato a reeleição desde quando assumiu o mandato da mesma vaga, estaria praticamente empatado com o governador, basta ler na pesquisa que o peemedebista é lembrado mais para governador, como foi divulgado neste quesito. Foi uma jogada de marketing interessante, boa, mas exagerada.

Existem outros pontos as serem considerados: José Serra (PSDB), que lidera para presidente ainda impulsionará a pré-candidatura de Luiz Paulo Veloso Lucas, do seu partido, e Ciro Gomes (PSB) que vem em segundo lugar, se torna ótimo palanque para Renato Casagrande. Essa é uma realidade respeitável e deve ser levada em conta em qualquer leitura.

Logo, Renato Casagrande, Magno Malta e Luiz Paulo são os mais refletidos para uma prospecção de otimismo. Paulo Hartung vai lutar para ser o mais votado, isto implica dizer manter-se no mesmo patamar da estimulada e torcer por Magno Malta ficar patinando, o que dificilmente ocorrerá, a menos que tenha algum bobo nesta corrida de levar a melhor com o povo.

E para quem não conhece códigos de pesquisa, diferença de 12,7% na verdade equivale a uma diferença de metade, a subida do segundo, geralmente, exige a queda do primeiro na mesma proporção. Ricardo Ferraço está maduro e não pode se deixar levar por oba-oba de números. Ele não é nenhum garoto para menosprezar os percentuais não revelados. Além do mais, a traição começa a partir de junho, quando a barra pesa no jogo nacional para Presidência da República.

Como posso estar escrevendo bobagens, porque sou um entre tantos analistas políticos no Estado, paro por aqui, deixando apenas um recado a Ricardo Ferraço. Se puder, troca as alianças, urgente!

Publicado por

Jackson Rangel

Jackson Rangel Vieira, brasileiro, natural de Guaçui, Espírito Santo, com raiz em Cachoeiro de Itapemirim. Jornalista, nascido em 1963, combativo, responsável por produção de notícias e artigos. Analista político. Evangelista. Advogado, casado com Cristiane Feu Rangel Vieira. Dois filhos: Jackson Rangel Vieira Júnior e Nayara Tristão Vieira. A Bíblia é sua regra de conduta e fé.

3 comentários em “Pesquisa é desfavorável a Ricardo e Hartung, mesmo na frente

  1. Meu caro Blogueiro,
    Concordo com voçê em quase tudo.Só um pequena correção:Ciro não é aliado de primeira hora do PSB mas sim candidato pelo PSB- partido de Casagrande- e não pelo PPS.

    Curtir

    1. Correção será feita,

      Mudam tanto de partido, que a gente fca confuso. Sendo jornalista confunde, imagina se perguntar ao eleitor. OBrigado! Abraços,

      Jackson Rangel Vieira

      Curtir

  2. Até o momento Renato esteve e está bem com a opinião pública pelo que fez como Governador ao contrário de Ricardo e Hartung dois politicos de carteirinha,Hartung sacaneou Ricardo e depois de acordos montados ficou tudo bem,ESSA É O PERFIL DO POLÍTICO BRASILEIRO QUE É UM PERFIL DE VAGABUNDO

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.