SAÚDE: Envelhecimento traz dificuldades para dormir


 

Recente estudo divulgado pela AAAS (Associação Americana para o Avanço da Ciência) afirmou que os idosos precisam dormir o mesmo número de horas a que estavam habituadas quando adultos. Um dos motivos para recuperar a disposição do sono é que quanto maior o número de horas bem dormidas, menor é o deficit cognitivo.

Nos testes aplicados pelos especialistas da Universidade da Califórnia, foi constatado que a quantidade insuficiente de sono está relacionada com o baixo funcionamento cerebral, ao observar que os idosos que dormiam menos horas por dia apresentaram mais dificuldade para memorizar uma lista de substantivos.

O recomendado pelo Instituto do sono é que o idoso durma, no mínimo, entre sete a oito horas, uma vez que o seu sono é naturalmente mais fragmentado por causa do envelhecimento. Com isso, o REM (fase do sono onde se consolida a memória e concentração e responsável pelos sonhos) fica deteriorado, fazendo com que a atenção e a percepção fiquem menos aguçadas. 

 

Fonte: Neurofisiologistas, Instituto do Sono, AAAS

Publicado por

Jackson Rangel

Jackson Rangel Vieira, brasileiro, natural de Guaçui, Espírito Santo, com raiz em Cachoeiro de Itapemirim. Jornalista, nascido em 1963, combativo, responsável por produção de notícias e artigos. Analista político. Evangelista. Advogado, casado com Cristiane Feu Rangel Vieira. Dois filhos: Jackson Rangel Vieira Júnior e Nayara Tristão Vieira. A Bíblia é sua regra de conduta e fé.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.