Perspectivas de cosumo da família brasileira com inflação


Uma pesquisa da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), intitulada ICF-Nacional (Pesquisa Nacional de Intenção de Consumo das Famílias) revelou que o fim das alíquotas reduzidas do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e a perspectiva de aceleração da inflação para 2010 fizeram as famílias ficarem menos otimistas quanto à perspectiva de consumo no curto prazo.

Em março, 53,4% delas se declaram seguras quanto a adquirir bens ou serviços no curto prazo. Apesar do patamar ainda elevado, o índice mostrou redução de 1,2% na comparação com o mês passado. Mesmo assim, o índice de curto prazo se mantém acima da média do ICF, que caiu de 137,3 pontos em fevereiro para 133,3 pontos, em março, recuando 1,9%.

A escala vai de zero a 200 pontos, o índice abaixo de 100 indica uma percepção negativa e, acima deste valor, positiva. Ainda segundo o estudo, para 66,5% dos brasileiros o momento atual é favorável para a compra de bens duráveis. Este foi o subitem que apresentou maior queda (-6,8%) na comparação com a pesquisa do mês passado.

Em fevereiro, eram 72% as famílias otimistas neste quesito. Outro item que registrou queda de 2,5% foi em relação à perspectiva profissional. Mesmo com a expectativa de retomada do crescimento econômico, as famílias brasileiras não parecem muito otimistas, apesar de que 60,6% estarem pensando positivo. Fonte: Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC)

Publicado por

Jackson Rangel

Jackson Rangel Vieira, brasileiro, natural de Guaçui, Espírito Santo, com raiz em Cachoeiro de Itapemirim. Jornalista, nascido em 1963, combativo, responsável por produção de notícias e artigos. Analista político. Evangelista. Advogado, casado com Cristiane Feu Rangel Vieira. Dois filhos: Jackson Rangel Vieira Júnior e Nayara Tristão Vieira. A Bíblia é sua regra de conduta e fé.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.