O mundo fantástico do bastidor político. Sacanagem pura!


jornalista vem observando cada dia a degradação da classe política e a hipocrisia reinante no mercado do poder

 

Não entrarei no mérito sobre inocência ou não de políticos envolvidos em situações imorais, antiéticas, em processo judicial em curso. Mas, até no ato político de cassação da vereadora Arlete Brito, do PT, os bastidores são mais repugnantes do que a própria ação em julgamento.   

Digo, e tenho como provar. Não é só a vereadora que ensaiou a prática de “rachid” na Câmara de Cachoeiro de Itapemirim. O caso dela ficou no campo da teorização, porque o crime na sua plenitude não foi consumado, até prova-se em contrário, mas de outros sim.   

Agora, consumada sentença recorrível, eu posso confirmar: vereadora estava certa quando disse que a maioria pratica este ilícito no mesmo sentido de subtrair vantagem, alguns usurpando o erário, o que não foi no caso dela. Não desnunciando o denunciado. Estou acrescentado verdades.  

A cara de pau de alguns foi tão grande, votando pela cassação, mesmo sabendo, com consciência, possivelmente cauterizada, ser adepto de práticas mais pusilânimes contra a instituição e a moralidade. A cultura da corrupção não é fácil de ser erradicada.   

Nas votações polêmicas, com exceções, parlamentares querem vantagens: um, para votar pela cassação, pediu a CIRETRAN-ES do Município. Outro, para não cassar, pediu R$ 50 mil. E outros, entenderam buscar o colo de deputado influente para se safar de processos no Tribunal, supostamente “amigo” de desembargador.   

Mas esse processo de barganha em votações polêmica não vem de agora. Acompanho a Câmara de Vereadores desde os 18 anos de idade quando comecei o sacerdócio de jornalista. Ali, é dinheiro, cargos e poder. Tem sexo no meio, menos. A grande parte de seus habitantes gosta de dinheiro e poder.   

Uma vergonha! Descaramento! Arlete já foi cassada, notoriamente, era uma realidade irreversível, mas ela não estava errada. Muitos praticam atos piores de imoralidade. Arlete foi belo bode de expiação para as culpas do mercado político, achando que o MP e a Justiça, com isso, ficam saciados. Este artigo está apenas dizendo que a ferida não foi fechada com a cassação dela. Pelo contrário, abriu mais.   

Como sempre, o leitor poderá pensar o jornalista não tem como mencionar nomes: pelo passar do tempo, seria uma idiotice pensar assim. Posso citar vereadores que foi useiro e viseiro de prática de “rachid”, e o deputado que tenta ajudar estes contaminados com desembargadores supostamente a sua mercê.   

 E muito mais. Até um vereador que levou R$ 30 mil de um caixa dois de um então prefeito que apoiava um candidato a deputado federal que perdeu, além de exigir seus cargos imexíveis. O Ministério Público; Policia Federal; e Justiça só enxergam o que a imprensa tem denunciado, mas se fizessem operação conjunta de cruzamento de dados, com quebra de sigilo bancário, fiscal e telefônico, facilmente mandaria prender uma meia dúzia, no mínimo.   

Quando escrevo artigo assim, geralmente aguardo, justamente, o mais “puritano” se manifestar, vociferar, por experiência, é o mais culpado. Fico mais estimulado. Então, gosto de entrar em ação como jornalista desafiado. Mas, a hipocrisia, embrulha-me o estômago. E estou na fase de escolher meus amigos. E não o contrário, por tanto, qualquer debate em areópago é um diversão pela verdade. Vou continuar e não paro. Só a morte atmosférica.

Publicado por

Jackson Rangel

Jackson Rangel Vieira, brasileiro, natural de Guaçui, Espírito Santo, com raiz em Cachoeiro de Itapemirim. Jornalista, nascido em 1963, combativo, responsável por produção de notícias e artigos. Analista político. Evangelista. Advogado, casado com Cristiane Feu Rangel Vieira. Dois filhos: Jackson Rangel Vieira Júnior e Nayara Tristão Vieira. A Bíblia é sua regra de conduta e fé.

8 comentários em “O mundo fantástico do bastidor político. Sacanagem pura!

  1. Parabéns, pelo desfecho de mais um caso verdade, levantado por um Jornalista que não teme escrever os fatos, com Deus do seu lado, não tenha nenhum temor pois, tu és destemido como Davi, sábio como Salomão, valente como o Apostolo Pedro, tens a fé de Abraão, e assim como Daniel não se curva aos pés dos poderosos, Jesus tem alegria de te escolher, como sua voz aqui neste lugar, vá em frente e se não deixe calar, Deus ainda vai te usar muito ainda, tenho orgulho de te chamar de: “Meu irmão”, a você Jackson Rangel, minha homenagem pois pra mim se não fosse o seu empenho, destemido repórter, isso tudo teria acabado em uma grande pizza, recheada de marmelada, que isso aconteça com todos aqueles que roubam o erário público, agora vamos ver o desfecho do caso do secretário do fox, que em inglês significa raposa, essa eu quero ver no que vai dar…

    Curtir

  2. Excelente artigo. O campo do poder é tão amplo, que se torna inalcançável aos olhos do cidadão comum. Ainda bem que os jornalistas sérios estão sempre a postos para clarificar os fatos. Cabe aí uma investigação das autoridades às quais compete a garantia da boa utilização do que pertence ao bem público.

    Abraço

    Curtir

  3. Infelizmente, esses acontecimentos viraram uma “necrose cronica”, dificil de se curar. Mas a culpa não é só dos politicos, pois eles foram votados para estarem no “poder”. É muita hipocresia… O problema maior é que o povo nao está dando conta que Jesus está muito perto de vim para buscar a sua amada igreja, vamos viajar para não termos as mesmas atitudes e orarmos para eles enxergarem a verdade…

    Curtir

  4. Jakson Rangel,
    Todo este episódio envolvendo o meu nome foi cruel para mim e minha família, porém estou aliviada, tenho dado graças a Deus todos os dias por não pertencer a este mundo de sacanagem. Prefiro sofrer com a verdade, do que me render a mentira. Estou pagando muito caro pelo meu erro, errei sim, nunca neguei. Saio com a tranquilidade de nunca ter me apropriado de vantagens ilícitas, apenas solicitei ajuda para os necessitados, alguns entenderam, outros condenaram.
    Afirmo que fui vítima de trama política, confirmada pelo seu artigo, interesses obscuros em ano de eleição.
    A vida política, infelizmente, oferece cxaminhos que nem sempre nos fazem felizes. Eu era infeliz, hoje estou na paz e em busca da felicidade ao lado da minha família que me ama.
    Grande abraço, que Deus nos abençoe e ilumine. Rogo a ele que te dê sabedoria!

    Curtir

  5. Que gracinha, Arlete. Agora tá ovelhinha, antes uma loba querendo pegar de um pobre, dizendo ser pra outros pobres. Meus Deus, quanta hipocrisia.

    Curtir

  6. Cara Arlete, não sei o que passa em seu coração, nesse momento, mas se seu arrependimento é verdadeiro, Deus já te perdoou, pois você como todos nós é passiva de erro, pior aqueles que não tem essa consciência que você teve, não perca o sono por isso minha amiga, pois o cair é do homem, mas o levantar é de Deus, e quem sabe depois desse amadurecimento político, você não tenha uma segunda chance e venha a ser maior ainda do que é hoje, devemos aprender com os nossos erros, e pelo que li você esta aprendida, é bonito ver essa sua humildade, parabéns, a minha oração é que Deus te aprimore em seu sofrimento, e te dê a paz, saiba que não cai um fio de cabelo de nossa cabeça, se não for pela vontade permissiva de Deus. Por isso não temas, pois toda autoridade é constituída por Deus e da mesma forma que Ele coloca, Ele retira, pois tudo é por Ele e para Ele, somos obra de sua criação, o que tinha que ser feito, foi feito, agora levanta a cabeça, vá e não peques mais, assim diz o Senhor. Pois quem não tiver pecado atire a primeira pedra.

    Curtir

  7. Cara Arlete, não sei o que passa em seu coração, nesse momento, mas se seu arrependimento é verdadeiro, Deus já te perdoou, pois você como todos nós é passiva de erro, pior aqueles que não tem essa consciência que você teve, não perca o sono por isso minha amiga, pois o cair é do homem, mas o levantar é de Deus, e quem sabe depois desse amadurecimento político, você não tenha uma segunda chance e venha a ser maior ainda do que é hoje, devemos aprender com os nossos erros, e pelo que li você esta arrependida, é bonito ver essa sua humildade, parabéns, a minha oração é que Deus te aprimore em seu sofrimento, e te dê a paz, saiba que não cai um fio de cabelo de nossa cabeça, se não for pela vontade permissiva de Deus. Por isso não temas, pois toda autoridade é constituída por Deus e da mesma forma que Ele coloca, Ele retira, pois tudo é por Ele e para Ele, somos obra de sua criação, o que tinha que ser feito, foi feito, agora levanta a cabeça, vá e não peques mais, assim diz o Senhor. Pois quem não tiver pecado atire a primeira pedra.

    * sò para corrigir o arrependida.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.