Hartung trai mercado político, a pedido


Não vou exaltar minhas desconfianças em artigos anteriores, desde o cenário nacional até estadual. Tentarei, humildemente, fazer prognóstico sobre o cenário posto. Ricardo Ferraço (PMDB) foi retirado da disputa como protagonista para ser substituído pelo senador Renato Casagrande (PSB) que assombrou o tempo todo Palácio Anchieta até espantar seus moradores.

 Pela ordem. Independente da ascensão linear do senador na sua caminhada pelo ES, denominada Senado Lado a Lado, havia acordo há dias sobre o mapeamento geopolítico no País, entre PSB e PT, como condicionamento para implosão da pré-candidatura de Ciro Gomes (PSB), envolvendo cindo Estados, entre eles o estado capixaba.

 Todo mudo ficou olhando para o umbigo, e se esqueceram da cabeça, simbolizando as alianças nacionais que influiriam diretamente nos estados. Ricardo Ferraço, na boa fé, nunca pensara ser levado à execração pública para abdicação sacrifical, como expiatório dos pecados alheios. O “Fico” de Hartung foi primeira facada. Ele tinha convicção de assumir o Governo no dia 4 de abril.

 O senador Magno Malta (PR) foi literalmente profeta dentro do processo da construção de aliança coordenado até então pelo vice-governador, mas, por fim, por sensibilidade, antecipou-se ao lance, esperneando e não permitindo oficialização da coligação. Estava certo e seus “irmãos” prefeito da Serra, Sérgio Vidigal, e Neucimar Fraga, prefeito de Vila Velha, estavam errados.

 Sobre prognóstico, perdeu nesse imbróglio, o governador Paulo Hartung, com seu “Fico” desesperador; o prefeito de Vitória, João Coser (PT), que brigou com quase todo partido para bancar a pré-candidatura de Ricardo Ferraço que foi o maior perdedor pela pusilanimidade pública na qual foi vítima de processo aloprado de seus tutores.

 Menos vergonha, o PDT e PR passaram, pois na hora “H”. Sob iluminação do senador Magno Malta, os partidos amigos não entraram no bornal. É impossível estas siglas acompanhem a orientação de Paulo Hartung que mudou o jogo sem consultá-las. Viram como traição o cumprimentos de acordos por cima.

 O deputado federal Luiz Paulo Velozo Lucas, pré-candidato a governador pelo PSDB, já anunciava há tempos que o “condomínio hartunguista” iria virar “pombal”. Dito e feito. Amigo há 40 anos do governador, por processo seletivo, sabia da inconfiabilidade da montagem da candidatura única, inclusive, escolhendo-o como aniversário fácil de ser batido. Mas, a história está reservando surpresas naturais de campanha eleitoral. Nem sempre o céu é de brigadeiro e nem o mar de marinheiro.

 Luiz Paulo que estava sem visibilidade, virou um sol, cujo brilho passou a cegar os céticos, brilhando para uma polarização como no campo nacional. Ele representa o candidato a presidente José Serra, do PSDB. Casagrande simboliza a Dilma Rousseff, do PT. E a Brice Bragato, a Marina, do PV. Luiz Paulo foi o maior beneficiário dessa lambança “dilmática”.

 Em próximo artigo, trarei mais novidade sobre o processo desencadeado como rio violento que corre para o mar.

Publicado por

Jackson Rangel

Jackson Rangel Vieira, brasileiro, natural de Guaçui, Espírito Santo, com raiz em Cachoeiro de Itapemirim. Jornalista, nascido em 1963, combativo, responsável por produção de notícias e artigos. Analista político. Evangelista. Advogado, casado com Cristiane Feu Rangel Vieira. Dois filhos: Jackson Rangel Vieira Júnior e Nayara Tristão Vieira. A Bíblia é sua regra de conduta e fé.

2 comentários em “Hartung trai mercado político, a pedido

  1. Caiu o Império. Em breve Paulo Hartung, o orgulhoso e soberbo governador do Espirito Santo terá sua derrota captal. Casagrande, ao se aliar a PH, ao contrario do que pensa, dá um tiro no pé, pois hoje não essa condição de aliado de PH tira dele a independencia, e fortalece Luiz Paulo.

    Curtir

  2. Um coitado. Isso que Ricardo é. Um coitado. Se não tivesse brigado com Luis Paulo, poderia ser vice dele, ou candidato no Palanque dele. Apostou todas as Fichas no PH e agora foi traido… Quem não sabia…? E Ferraço pai que abra o olho…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.