Uma análise simples sobre o futuro político do ES


 

No Espírito Santo, as eleições majoritárias já estão definidas. Os personagens principais já discutem a ocupação de espaço para 2014, quando a sociedade elegerá um senador, prefeitos e vereadores.

O PT abriu mão nestas eleições, nos cargos majoritários, dentro de acordo envolvendo a eleição da Dilma Roussef, vai cobrar a fatura mais cedo do imaginado. O Ex-governador Paulo Hartung (PMDB) pode ficar no vácuo.

O prefeito João Coser, de Vitória, deverá receber a solidariedade do governador eleito Renato Casagrande (PSB) para fechar o plano de poder, que passa pela Prefeitura da Capital e pelo próprio Senado.

Paralelamente, a reorganização do mercado político. O prefeito da Serra, Sérgio Vidigal (PDT) não esconde a vaidade de pavimentar grupo para um dia ser governador do ES. Mas, nunca teve capacidade de aglutinar.

O bastão do poder estará neste tempo com o socialista Renato Casagrande. Com o passar tempo, saber-se-á da sua capacidade de montar o seu grupo político, como fez por oito anos, Paulo Hartung.

O senador Magno Malta (PR), o mais rebelde do quadro, superando os adversários com seu carisma. É um líder consolidado. Ou seja, qualquer definição de futuro, inevitavelmente, passa pelo republicano.

No Espírito Santo, o PT só tem força na Grande Vitória. As eleições municipais em 2014 vão estabelecer correlação de forças entre os políticos majoritários. Quem eleger mais aliados, será o grupo mais forte.

 

 

Publicado por

Jackson Rangel

Jackson Rangel Vieira, brasileiro, natural de Guaçui, Espírito Santo, com raiz em Cachoeiro de Itapemirim. Jornalista, nascido em 1963, combativo, responsável por produção de notícias e artigos. Analista político. Evangelista. Advogado, casado com Cristiane Feu Rangel Vieira. Dois filhos: Jackson Rangel Vieira Júnior e Nayara Tristão Vieira. A Bíblia é sua regra de conduta e fé.

2 comentários em “Uma análise simples sobre o futuro político do ES

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.