As primeiras lembranças sem a mãe e sem o pai


Lembro-me, repuscando no fundo da memória, alguns lances não sincronizados, com meus avós, nos caminhos rurais. Subindo um morro, de carrinho de plástico, de onde se via o Cristo Redentor de Guaçui-ES. Não sabia para aonde estava indo, somente que tropeçava em direção a uma rotina importante para eles.

Saindo da primeira imagem, vejo-me no paiol cheio de millho e vagens de feijão, combinado com uma máquina manual de moagem de cana. Uma casa de madeira suspensa com pilares de pau. Um quintal com cercas de arame. E depois, o susto de uma tia ao se deparar com uma cobra. Meu avô a matou sem piedade.

Não sei a idade tinha, mas deveria ser entre 3 e 5 anos. Não me lembro de nenhuma outra ciscustância em que brinquei. A melhor lembrança depois disso foi eu sentado sobre a charrete do meu tio, a caminho da cidade para comprar mantimentos e leite para minha mamadeira.

Depois dessas memórias, nada passa mais no recôndito da mente. A imagem da minha mãe é nenhuma. Ela era jovem de 17 anos. Teve um aborto de uma irmã às 14 e me teve aos 15. Tornou-se mãe num momento sofrível, em romance rápido com um pai que nos abandonara. Nunca o vi.

Dai em diante, as lembranças florescem mais intensamente. Terei prazer de retratá-las como foram, sem remediar quaisquer uma delas.

Publicado por

Jackson Rangel

Jackson Rangel Vieira, brasileiro, natural de Guaçui, Espírito Santo, com raiz em Cachoeiro de Itapemirim. Jornalista, nascido em 1963, combativo, responsável por produção de notícias e artigos. Analista político. Evangelista. Advogado, casado com Cristiane Feu Rangel Vieira. Dois filhos: Jackson Rangel Vieira Júnior e Nayara Tristão Vieira. A Bíblia é sua regra de conduta e fé.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.