Tasso é o nome mais experiente para 2016


Nas redes sociais, mesmo longe do calendário eleitoral pós convenções, os mais politizados estão debatendo nomes possíveis. Em Cachoeiro de Itapemirim-ES, com a ausência do deputado estadual Theodorico Ferraço (DEM), o mais provável é a inserção do ex-prefeito do Município, José Tasso Andrade, com o diferencial de ser, talvez, o único com experiência de administração pública executiva.

Tasso, filho do ex-prefeito dos anos 60 Raymundo Andrade, com dois mandatos de deputado estadual, um de deputado federal e 1 de prefeito, além de ex-presidente da Escelsa antes da privatização, tem no currículo o perfil inquestionável de candidato pronto do que fazer ao sentar na cadeira de prefeito se eleito. Os concorrentes, que eu saiba, não alcançam ele no quesito credenciado e preparado para governar uma cidade falida.

O ex-prefeito José Tasso pode levar a vantagem da experiência para administrar Cachoeiro-ES
Tasso pode levar a vantagem da experiência para administrar Cachoeiro-ES

Seu maior concorrente, se fosse hoje, seria o deputado estadual Rodrigo Coelho (PT). O parlamentar tem alguns problemas além de neófito para o cargo. Está no partido mais odiado do País e , para piorar, morou alguns meses em Cachoeiro por força da ocupação da função de Secretário de Governo do prefeito, ainda, Carlos Casteglione, companheiros no Partido do Trabalhador. Ele é dito como forasteiro oriundo de Bom Jesus do Norte.

Fato positivo para José Tasso, que hoje cuida da sua vida particular, filiado no PMDB, é sua condição de opositor ao PT desde quando ambos, Rodrigo e ele, eram deputados com discussões acaloradas. Fato negativo é o seu companheiro de partido, Roberto Valadão, que tem preferência em apoiar Ferraço; e do governador Paulo Hartung –  quem manda no PMDB no Estado pelo federal Lelo Coimbra-  que não externa simpatia pelo peemedebista em decorrência de sua fidelidade ao ex-governador José Ignácio até ao final do mandato, lealdade não vista como virtude.

José Tasso é a alternativa da experiência, que está no campo da hipótese, mas Cachoeiro terá candidatos para todos os gostos, doces e salgados. Agora, ainda sobre José Tasso: ele pode virar um fenômeno à semelhança do que ocorreu com Valadão contra Jathir Moreira, apoiado na época por uma gestão decadente de Ferraço. O povo não queria arriscar naquele tempo em um principiante para o Executivo. Só lembrando que a história pode se repetir.

Publicado por

Jackson Rangel

Jackson Rangel Vieira, brasileiro, natural de Guaçui, Espírito Santo, com raiz em Cachoeiro de Itapemirim. Jornalista, nascido em 1963, combativo, responsável por produção de notícias e artigos. Analista político. Evangelista. Advogado, casado com Cristiane Feu Rangel Vieira. Dois filhos: Jackson Rangel Vieira Júnior e Nayara Tristão Vieira. A Bíblia é sua regra de conduta e fé.

Um comentário em “Tasso é o nome mais experiente para 2016

  1. O tempo de Zé , Ferraço , Valadão e outros ja passou. Temos pra hoje Professor Leo , Claudia Lemos e você Jackson .

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.