Ferraço, o último dos moicanos com 55 anos de vida pública sem escândalos


WhatsApp Image 2017-11-27 at 16.18.07
Theodorico Ferraço, batendo todos os recordes na vida pública

Amanhã, 28 de novembro, o deputado estadual Theodorico Ferraço (DEM-ES) completa 80 anos de idade, 55 anos dedicados à vida pública. Ele é considerado o Prefeito do Século de Cachoeiro de Itapemirim. Foram quatro mandatos no Executivo Municipal e muitos feitos lendários no campo da gestão pública.

É o último dos sobreviventes na área política desde os anos 60. A história não registra nenhum escândalo na sua linha do tempo. Está limpo. Honesto de fazer inveja à nova geração que clama por homens públicos sem digitais nos cofres públicos. Ele é analógico, porém, à moda antiga, vence os adversários virtuais.

A política está na sua alma. Ainda rapazinho conheceu de perto o Presidente da República Jânio Quadros  dentro da sua casa, com os pais, em Jaciguá, onde nasceu. Viveu muitas vidas, conhecendo personagens e momentos que, talvez, nenhum outro político da atualidade terá a mesma oportunidade.

Carismático, sua presença em qualquer ambiente é espaçosa e contagiante. Polêmico, sempre com uma frase de efeito tirada do coldre dispará sem dó contra inimigos. Sabe fazer paz. Acolheu quase todos seus desafetos que ele assistiu cambaleando por desfortúnios das cruéis batalhas políticas e pessoais.

Alguém perguntará sobre processos que recebeu durante a vida pública como mácula para desmerecê-lo. Atire a primeira pedra o político que não recebe processo por infrações no exercício, ainda mais durante 55 anos de atividades ininterruptas. Parafraseando um político nacional: podem chamá-lo de tudo, menos de corrupto!

Conhecido também como “Ferraço, o Homem do Peito de Aço”, numa alusão à sua coragem e ousadia de fazer acontecer, ele retirou os trilhos do Guandu com as próprias mão – figurativo – ; subiu nas pedras do Itapemirim e fez a Beira Rio; criou a Linha Vermelha; fez o Instituto do Coração; e não se anda sem passar por um obra de sua autoria em todo o Município. O saldo positivo é muito grande em relação aos erros.

Nos dias de hoje o seu fôlego ainda é de jovem. Não pretende anunciar aposentadoria. Está ansioso para as eleições de 2018. Uma lenda. Um mito. Um homem com todas as emoções e sentimentos que fazem dele um político holístico. Moderno. Contrariando previsões e julgamentos. As urnas sempre foram a régua para medi-lo. Vitorioso, invicto (perdeu algumas batalhas, mas venceu a guerra), incontestável. Vida longa à sua admirável leveza de ser. Parabéns!

WhatsApp Image 2017-11-29 at 14.00.47

Publicado por

Jackson Rangel

Jackson Rangel Vieira, brasileiro, natural de Guaçui, Espírito Santo, com raiz em Cachoeiro de Itapemirim. Jornalista, nascido em 1963, combativo, responsável por produção de notícias e artigos. Analista político. Evangelista. Advogado, casado com Cristiane Feu Rangel Vieira. Dois filhos: Jackson Rangel Vieira Júnior e Nayara Tristão Vieira. A Bíblia é sua regra de conduta e fé.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.