Lucro do Santander aumenta 42% no Brasil e impulsiona resultados do banco no mundo


1517380275_345632_1517406047_noticia_normal_recorte1
Ana Botim, presidenta do Banco Santander e José Antonio Álvarez, conselheiro delegado, durante a apresentação de resultados de 2017 na sede da entidade em Boadilla do Monte. CARLOS ROSILLO

O Banco Santander fechou 2017 no Brasil com um forte aumento dos lucros, 42% mais que no ano anterior e muito acima de todas as outras divisões internacionais da entidade financeira espanhola. O Santander obteve no ano passado no Brasil um lucro que foi decisivo para impulsionar os resultados globais de todo o grupo.

O Brasil respondeu por 26% dos lucros totais do Santander, que foram de 6,619 bilhões de euros (25,8 bilhões de reais). A evolução das taxas de câmbio entre a divisa brasileira e a europeia contribuiu para melhorar as receitas do banco.

Atrás do Brasil ficou a divisão do Santander do Reino Unido. A hegemonia da filial brasileira cresce em relação a todas as divisões do grupo, obtendo um resultado de 2,54 bilhões de euros, o que perfaz 26% dos lucros totais e 42% a mais que em 2016. Em segundo lugar, bem longe, vem o Reino Unido, com 16% dos lucros, ou 1,49 bilhões de euros (5,8 bilhões de reais), embora com uma queda de 9% em comparação com 2016. A Espanha representa 15% dos lucros. No total, a América contribui com quase metade (48%) dos lucros do banco.

Ana Botín, presidenta do Santander, declarou, segundo comunicado divulgado pelo banco: “2017 foi, uma vez mais, um ano muito bom, e os resultados que anunciamos hoje mostram a fortaleza de nossa dimensão e diversificação. O Santander manteve sua posição como um dos bancos mais rentáveis e eficientes do mundo.”

O Santander é o maior banco da zona do euro, com uma capitalização na Bolsa de 88,4 bilhões de euros (344,7 bilhões de reais) em 31 de dezembro de 2017. Tem uma presença forte em 10 dos principais mercados da Europa e da América, que atendem a 133 milhões de clientes. Conta com 13.697 agências, 11,9% mais que há um ano.

Publicado por

Jackson Rangel

Jackson Rangel Vieira, brasileiro, natural de Guaçui, Espírito Santo, com raiz em Cachoeiro de Itapemirim. Jornalista, nascido em 1963, combativo, responsável por produção de notícias e artigos. Analista político. Evangelista. Advogado, casado com Cristiane Feu Rangel Vieira. Dois filhos: Jackson Rangel Vieira Júnior e Nayara Tristão Vieira. A Bíblia é sua regra de conduta e fé.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.