
Agência Congresso – VITÓRIA – Uma consulta encomendada pelo PSD – partido da base de apoio do governador Paulo Hartung (MDB), sobre as eleições deste ano no ES, revelou números preocupantes para os governistas.
Na disputa para o governo do Estado, o atual governador lidera mas com apenas 9 pontos de frente sobre o segundo colocado, o ex-governador Renato Casagrande (PSB). Na última eleição Casagrande ganhou de Hartung na Grande Vitória.
Contra uma eventual candidatura do vice governador César Colnago (PSDB), Casagrande vence com folga. E venceria também, porém com folga menor, o senador Ricardo Ferraço (PSDB), caso fosse ele o candidato ao Anchieta.
Sem mandato, Casagrande está no ostracismo político há mais de três anos, e recebe poucos convites para eventos públicos. Mesmo assim aparece na frente de algumas figuras públicas em evidência.
ALIANÇAS/SENADO
A consulta foi feita apenas na Grande Vitória com o objetivo de orientar as alianças que que o Partido Social Democrático deve firmar este ano. E ouviu 600 pessoas na quarta semana de janeiro.
Parte do levantamento, inclusive fotos, vazou num grupo de Whatsapp ao qual o repórter teve acesso. Foram avaliados cinco cenários para governo e Senado. Mas nenhum incluiu o nome do deputado Sérgio Majesky (PSDB).
Responsáveis pela pesquisa disseram que é porque o deputado ainda não se decidiu. Principal opositor do governo Hartung, Majesky tem chances para o Senado. Isso é o que teria mostrado outra pesquisa, feita pela Futura, para o PSDB. Também de janeiro.
Para o Senado o deputado estadual Amaro Neto (SD) aparece na frente até do governador Hartung e Casagrande, conforme mostra o levantamento do PSD. O apresentador teria 47% das intenções de voto.
É preciso lembrar que nesta eleição serão dois votos para o Senado. Essa pesquisa encomendada pelo PSD, no entanto, foi feita só para orientar o partido.Tanto que nas perguntas para o governo, apenas dois nomes são apresentados, em cada cenário.
Como por exemplo Hartung contra Casagrande (foto), Casagrande contra Colnago. PH contra Rose, etc: Numa pesquisa com fins eleitorais todos os nomes estariam juntos para divisão das intenções de voto.
Para o Governo
PH 39 x Casagrande 30
PH 45 x Rose de Freitas 14
RC 44 x César Colnago 14
RC 41 x Ricardo Ferraço 16
Para o Senado
Cenário 1 – Amaro, PH, Magno e Ricardo.
cenário 2 – Amaro, Renato, Magno e Ricardo
*A pesquisa não considerou o quadro eleitoral nos municípios do interior
Publicado por